O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou nesta quarta-feira (21/02) projeto de lei que institui a disciplina de educação climática nas escolas de Goiás. Este é o terceiro projeto apresentado pelo parlamentar em dois dias após a retomada dos trabalhos legislativos na Alego.
Na terça-feira, (20/02), ele apresentou proposta que cria a Carteira de Identificação do Portador de Fibromialgia e outro que institui o Programa Estadual de Incentivo ao Ensino Superior, que estimula os alunos do ensino médio a ingressarem em faculdades e universidades no Brasil.
De acordo com o projeto em questão, a disciplina de Educação Climática será ministrada como uma matéria transversal multidisciplinar e irá abordar os efeitos das mudanças climáticas no cotidiano da população, bem como na economia, na saúde e na cultura da sociedade. Vai, portanto, discutir as causas, consequências, características e formas de se mitigar os efeitos nocivos resultantes das mudanças climáticas e da crescente emissão de carbono no meio ambiente e como essa prática afeta negativamente o bioma Cerrado.
“O projeto visa debater fatores como o aquecimento global, as alterações ambientais, a poluição e fenômenos como secas e ondas de calor que afetam a população e causam prejuízos incalculáveis para a atividade econômica, em especial à agropecuária, força maior da economia de Goiás” explica Amilton. Caberá às secretarias da Educação e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável definirem a implementação do projeto à realidade de cada escola e às características de cada região do estado.
Amilton utilizou-se de dados alarmantes para justificar a apresentação do projeto, números levantados por mais de 800 cientistas do mundo inteiro, 21 deles do Brasil, que integram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) em seu Sexto Relatório de Avaliação (AR6), que apontou o aumento galopante das emissões de carbono e da elevação das temperaturas no mundo todo.
“Dos 17 anos mais quentes já registrados na história, 16 ocorreram só neste século, e isso é muito preocupante por causa dos reflexos negativos que podem levar ao colapso da nossa economia”, observa Amilton Filho.
O projeto apresentado foi motivado pelo Manifesto Jovens pela Educação Climática – Por uma Educação Climática no Ensino Básico Brasileiro, elaborado a partir da demanda de 12 jovens de 16 a 24 anos, representantes de oito estados brasileiros (Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).
A iniciativa de Amilton Filho é uma parceria entre o Fridays for Future e o Climate Reality Project Brasil e já mobilizou o apoio de mais de 3.300 brasileiros. “Desta forma, este projeto de lei foi construído e revisado por jovens ativistas climáticos e educadores de Goiás, principalmente, com a ajuda dos Líderes da Realidade Climática, Guilherme Luiz Silva Teles e Natalia Almeida Brito, a quem deixo aqui um sincero agradecimento pelas colaborações”, destacou o deputado.